Porto
Alegre, 15 de março de 2005 - A aeronave é Norte-Americana, o projeto é
Israelense e a montagem é Brasileira, e altamente especializada! A IAI (Israel
Aircraft Industries, Ltd.), fabricante de aeronaves e detentora de alta
tecnologia em manutenção e conversão de aeronaves civis e militares, e a
VEM-Varig Engenharia e Manutenção S.A., líder na América Latina em manutenção
de aeronaves uniram forças para realizar a primeira grande modificação de um
widebody (aeronave de fuselagem larga), no Brasil.
A VEM foi escolhida como parceira nessa operação devido a sua
larga experiência de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) e por ter um quadro
de técnicos e engenheiros altamente especializados e treinados. Sendo assim, um
grupo de funcionários obteve novas informações, recebeu treinamento especial e
conta com um constante e preciso suporte técnico da empresa Israelense, tanto
em Israel quanto no próprio Centro de Manutenção da VEM, em Porto Alegre, onde
a conversão está sendo realizada.
Coincidentemente, o Boeing 767-241(ER) que é de propriedade da
GECAS, fabricado em 1987 (no. 23802, prefixo PP-VNP), e operou transportando
passageiros na VARIG. Ao findar o leasing a aeronave retornou ao Lessor e foi
preparada para outro cliente de linha aérea. Em 5 de abril de 2004, a aeronave
voltou ao Brasil para ser convertida em cargueiro nos hangares da VEM, em Porto
Alegre. Os trabalhos na aeronave foram intensos e, no início de dezembro, a
fuselagem foi cortada para instalação da porta, além de diversos reforços
estruturais, substituição de piso, alteração de dutos e cablagens elétricas
entre outras modificações, que foram realizadas em conjunto com o check D, onde
todos os sistemas e componentes da aeronave são inspecionados.
FOTOS: VARIG
Todos os vôos de teste foram executados com sucesso e a Cerimônia
Oficial de Entrega será realizada hoje, 15 de março. O “novo” Boeing 767
cargueiro voará sob as cores da empresa Colombiana TAMPA, que já recebeu seu
primeiro 767 cargo, convertido na IAI, em Israel. A aeronave convertida no
Brasil é a primeira do total de quatro do mesmo modelo que estão programadas
para virem para o Centro de Manutenção de Porto Alegre.
Com estas parcerias a VEM solidifica ainda mais sua posição no
mercado mundial, sendo uma das maiores empresas em MRO e agrega ao seu portfolio
o know-how em conversão de aeronaves cargueiras do tipo widebody. (FONTE: TAP M&E)
TIPO
|
BOEING 767-241ER
|
||
MSN
|
23802
|
||
LN
|
172
|
||
FF
|
28.04.1987
|
||
|
|
||
|
HISTÓRICO
|
||
|
MATRÍCULA
|
OPERADOR
|
DD
|
|
N6018N
|
BOEING
|
|
|
PP-VNP
|
VARIG
|
02.07.1987
|
|
PP-VNP
|
GECAS
|
16.03.2003
|
|
N770QT
|
GECAS
|
2004
|
|
N770QT
|
TAMPA
|
16.03.2005
|
PP-VNP Varig 767-241/ER (cn 23802/172)
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, December 1, 1992.
PP-VNP Varig Boeing 767-241/ER (cn 23802/172)
Salvador - International / Deputado Luis Eduardo Magalhaes (Dois de Julho) (SSA / SBSV) - Brazil, 2002.
N770QT Boeing 767-241/ER Tampa Cargo (cn 23802/172)
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, 24 March 2010.
FOTO: VARIG
Nenhum comentário:
Postar um comentário